Você já deve saber que os filmes são uma importante forma de inspiração, além de entretenimento e lazer. O Dr. Amauri Jacintho Baragatti comenta que alguns filmes podem ser muito interessantes para aqueles que trabalham com direito tributário, com finanças e contabilidade, já que além do prazer de assistir a um filme, há também noções importantes por trás do enredo de cada um desses filmes que servem como inspiração.
Veja a seguir um pouco sobre cada um desses filmes:
- Enron – Os mais espertos da sala
O primeiro filme/documentário da lista conta a história de uma das maiores fraudes financeiras da história. ENRON era uma empresa de energia americana que tinha bons números junto a bolsa de valores, entretanto, a empresa “maquiava” dados fiscais para esconder dívidas bilionárias com os bancos.
O advogado Amauri Jacintho Baragatti comenta que essa história narra uma das maiores fraudes financeiras da história e também retrata como a ruína de uma gigante deu início a uma série de mudanças na legislação e regras de compliance.
- Os intocáveis
Nesse segundo filme da lista, temos a história do contador Oscar Wallace, que ajuda a prender o mais temido chefão do crime Al Capone. O contador entra para o time que investiga o criminoso e então a partir de registros contábeis, Oscar Wallace encontra indícios de fraude fiscal e com isso consegue levar Al Capone a julgamento.
- O Contador
O filme conta a história de Christian Woff, um jovem autista que desde criança tem habilidades extraordinárias com números. Já adulto, Christian se torna contador muito eficiente e passa a usar seu poder de concentração para fazer auditorias especializadas em detectar fraudes contábeis.
O levantamento feito por Christian Woff sobre a contabilidade da empresa Living Robotics, coloca sua vida em risco e para conseguir se proteger ele terá que utilizar outras habilidades. De acordo com o Advogado Amauri Jacintho Baragatti, o filme também é uma boa pedida para aqueles que amam um suspense e ação na medida certa.
- Margin Call – O dia antes do fim
O último filme da lista retrata a história da crise do subprime em 2008 nos EUA. O filme se passa numa instituição que aparentemente foi inspirada na quebra do Banco de Investimentos Lehman Brothers. Na história, Peter Sullivan obtém acesso a um pendrive com dados contábeis e financeiros da empresa que indicam não somente a falência, mas também um potencial risco para todo o mercado financeiro americano.
Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, esses filmes são muito interessantes para aqueles que trabalham com direito tributário, bem como para aqueles que atuam como contadores ou trabalham com finanças. São filmes que envolvem muito suspense, ação e podem contribuir para o conhecimento e inspiração na área tributária e contábil. Por isso, tire um tempinho e assista a cada um desses filmes!
Deixe uma resposta