Na Connect Week, prefeitos conhecem soluções em tecnologia usadas por Curitiba

Nesta terça-feira (20/6), segundo dia da Connect Week, semana de inovação que até domingo (25/6) reúne 50 eventos em Curitiba, prefeitos de várias cidades se reuniram para discutir as oportunidades no uso da tecnologia na gestão pública.

O encontro, realizado no auditório do Mercado Municipal de Curitiba e organizado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), fez com que as delícias gastronômicas do local do evento ficassem em segundo plano: os chefes do Poder Executivo dos municípios tiveram uma manhã de apresentações a soluções de Tecnologia da Informação (TI) já utilizadas pela Prefeitura de Curitiba e debateram sobre as oportunidades que permitem inovar, com apoio da tecnologia, na gestão das cidades.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, e o secretário municipal de Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel, representaram o prefeito Rafael Greca no evento.

Soluções em TI
Entre os participantes do encontro, os prefeitos de Siqueira Campos, Luiz Germano, de Campo Largo, Mauricio Rivabem, e de Morretes, Junior Brindarolli, conheceram aplicações da Tecnologia da Informação na Saúde, desde a criação do sistema que integrou o prontuário eletrônico dos usuários do SUS Curitibano e que contribuiu para que a capital paranaense atue hoje com o modelo de Saúde 4.1. Também conheceram soluções em consultoria e infraestrutura e gestão de processos judiciais de forma eletrônica.

Os participantes também foram apresentados à Solução de Atendimento e Informações ao Cidadão (Saic) e ao Sistema de Gestão da Manutenção Urbana (Sigmu), ambos em operação na Prefeitura de Curitiba.

Para o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, um dos objetivos do encontro foi fortalecer a rede de contatos dos gestores municipais e alavancar o desenvolvimento econômico e de negócios a partir do uso da tecnologia. “Os desafios dos municípios são inúmeros, mas quando buscamos esse diálogo com uso da TI potencializamos e avançamos na promoção de cidades inteligentes que beneficiam os cidadãos e a administração pública”, destacou.

Cidade inteligente e Conectada
Eleita cidade mais inteligente e conectada do Brasil, Curitiba se destaca em soluções com o uso da tecnologia desde as criações dos aplicativos Saúde Já e Curitiba App, que reúne todos os serviços online da Prefeitura, os atendimentos da Central 156; a expansão do Wi fi Gratuito, que já conta com conexões em 217 pontos pela cidade.

Na segurança, a Muralha Digital conta com 1,9 mil câmeras instaladas pela cidade e interligadas à uma central de controle; na Educação, Curitiba oferta o cadastramento via internet para a solicitação das vagas na Educação Infantil; na Segurança Alimentar, é online que as famílias podem se cadastrar para comprar nos Armazéns da Família; e as matrículas nas atividades físicas e esportivas são feitas pelo portal Curitiba Em Movimento.

No transporte, as soluções de TI permitem o pagamento da tarifa com cartões de crédito e débito, o cartão-transporte pode ser carregado em inúmeros pontos da cidade. Além disso, a Prefeitura vem digitalizando diversos serviços, em áreas como o Urbanismo e Finanças, reduzindo, para o cidadão, o tempo dos trâmites das solicitações, e promovendo a sustentabilidade ambiental, com menos papéis impressos e redução na emissão de CO2, com menos deslocamentos necessários para realizar cada pedido.