Conheça o Parque da Ciência

O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um espaço de divulgação científica e tecnológica que integra Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura em um cenário propício a reflexões e descobertas. O local fica aberto nos dias de semana para visitas escolares; aos sábados a tarde para o público geral; e na primeira terça-feira do mês a noite também para o público geral. Em caso de vagas esgotadas, há a possibilidade de entrar na lista de espera.

No acervo do Parque da Ciência, há materiais que retratam o universo, a vida urbana, a energia, o meio ambiente e a cultura. O espaço fica em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, e tem várias modalidades de atendimento para o público escolar e comunidade em geral, além de eventos específicos de observação do céu e palestras sobre Ciência e Tecnologia, de acordo com a programação do ano.

Modalidades de visitação

As visitas ao Parque da Ciência são divididas em duas modalidades: Percurso do Pensamento e Visitas Temáticas. Na primeira, destinada a crianças que estão cursando séries a partir do 6º ano do ensino fundamental, os pequenos terão a oportunidade de conhecer o acervo científico e cultural do parque. O objetivo é divulgar e popularizar ciência e tecnologia, motivar o interesse pela área do conhecimento, estimular vocações e o conhecimento científico.

A segunda modalidade é voltada a crianças do 4º ano do ensino fundamental, para aprofundamento de temas específicos. A atividade tem como objetivo mostrar na prática conceitos vivenciados no cotidiano escolar.

Os horários de visitação são de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas pelos números: (41) 2104-6000, 2104-6001, 2104-6002. Mais informações no site oficial aqui. Você pode também fazer uma visita virtual pelo Google aqui.

Visitas Noturnas

As visitas noturnas acontecem em toda primeira terça-feira de cada mês. As visitas são gratuitas e destinadas a maiores de sete anos. A Visitação Noturna estará disponível das 19h às 22h, ocorrendo nos mesmos moldes da Visitação Geral e devendo ser agendada via telefone: (41) 2104-6000.

Importa destacar, que a visita noturna propicia a apreciação ao acervo interno do Parque e não inclui os eventos de observação do céu, que acontecem em datas específicas diferentes.