Conferência municipal estabelece estratégias e políticas para a segurança alimentar e nutricional

Nesta quarta-feira (21/6), a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Daniele Comarella, visitou o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, para alinhar o planejamento da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho, no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

Na conferência serão debatidas estratégias e políticas para a segurança alimentar e nutricional da população da cidade, entre representantes da sociedade civil, do setor produtivo e do poder público.

Daniele Comarella é a primeira agricultora a se tornar presidente do Conselho. Ela também é presidente da Associação para Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa), ocupando uma das 21 cadeiras no Conselho de Segurança Alimentar como entidade de produção rural.

“A reunião de hoje foi uma aproximação importante entre a equipe da Secretaria de Segurança Alimentar e a gestão do Comsea, devido também à proximidade do período de organização para a conferência. Estamos compondo um ambiente para construção de propostas de atuação assertiva e organizada”, afirmou Daniele.

Durante a visita, também foi discutida a construção do 3º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que deve ser lançado ainda em 2023. Esse plano estabelece diretrizes e ações para garantir o acesso à alimentação adequada e saudável a todos os cidadãos curitibanos.

“Espera-se que a Conferência Municipal e a construção do plano sejam pautadas por uma abordagem mais sustentável, levando em consideração a produção de alimentos de forma ambientalmente responsável, a promoção da agricultura familiar e o estímulo ao consumo de alimentos saudáveis”, salientou Gusi.